17 de Agosto de 2012 - 10:58
GRÃO/ARGENTINA
Chuvas favorecem lavouras de trigo e plantio de milho, diz bolsa

Expectativa é de que continue chovendo na próxima semana, o que melhoraria o nível de umidade do solo e favoreceria o plantio de milho.


Chuvas atingiram recentemente boa parte do cinturão agrícola da Argentina, impulsionando o desenvolvimento da safra de trigo e preparando o solo para a temporada de plantio de milho que se aproxima. Choveu principalmente nas províncias de Buenos Aires, La Pampa, Entre Ríos, Santa Fé e na região leste de Córdoba, disse o analista da Bolsa de Cereais de Buenos Aires Esteban Copati.

A expectativa é de que continue chovendo na próxima semana, o que melhoraria o nível de umidade do solo e favoreceria o plantio de milho, disse Copati. A Argentina é o segundo maior exportador de milho do mundo, depois dos Estados Unidos. O plantio da próxima safra deve começar em algumas semanas.

A bolsa reduziu em 20% sua estimativa para a área plantada com milho na safra 2012/13, que deve totalizar 3,1 milhões de hectares. Apesar dos altos preços internacionais do cereal e de o governo recentemente ter liberado a exportação de um grande volume de milho da nova safra, agricultores preveem alto custo de produção depois da estiagem que atingiu as lavouras no ano passado.

Entretanto, o país espera uma safra recorde de soja na próxima temporada, com um clima mais favorável. Produtores devem migrar do milho para a soja, cujo plantio começa em outubro. A Argentina é o maior exportador de farelo e de óleo de soja, e o terceiro de soja em grão, depois dos EUA e do Brasil.

As chuvas também ajudaram a desenvolver a safra de trigo ao longo de boa parte do cinturão agrícola. Nesta quinta-feira, o ministério da agricultura da Argentina diminuiu sua previsão para área plantada com trigo na safra 2012/13. O governo prevê 3,7 milhões de hectares, ante 3,8 milhões de hectares esperados no mês passado. A área deve ser 20% menor do que no ano anterior.

Com informações da AgEstado

Por AgRural
  
ASSINANTES
login
senha
Lembrar login

CANAIS

LINKS EXTERNOS

ASSINATURAS

AJUDA