Mercado não deu bola para a China

Imprimir

 

Enfim, a confirmação – Durante a curta pausa entre o fim do pregão noturno e a abertura da sessão regular, o USDA divulgou que os chineses haviam comprado 1,1 milhão de toneladas de soja 18/19 dos EUA.

Mercado não deu bola – Assim, havia a expectativa sobre como o grão reagiria assim que os negócios fossem retomados. Decepção. Além de a soja abrir sem força, perdeu mais fôlego ao longo do dia e fechou com quedas de dois dígitos.

Uma gota no oceano – A retomada das compras chinesas poderia ser motivo para os fundos de investimento voltarem a comprar contratos do grão, mas o volume ainda é muito pequeno para esta época do ano.

Ainda é pouco – Antes da compra de hoje, o acumulado de compra chinesa de soja 18/19 dos EUA somava 500 mil toneladas. No ano passado, nesta mesma época, o volume estava em 21,5 milhões de toneladas.

E as taxas importação?  – Embora a China tenha retornado às compras nos EUA, nada foi falado sobre os 25% de imposto cobrado sobre o grão americano. Há rumores de que o governo chinês “devolveria” esse dinheiro ao importador, mas essa estratégia não seria adequada no longo prazo.

 

Por Heitor Hayashi

Admin